Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Momento

Tem momentos que de desvario meus sentimentos querem reinar 
Tem momentos que de ansiedade quero momentos adiantar 
Tem momentos que busco respostas 
Outros apenas perguntas
Existem momentos que quero o medo calar 
E outros que apenas quero entender o andar
Não sei o que os momentos querem dizer, não quer que lições irei aprender
Apenas sigo.
Apenas sigo.
E um dia estarei, momentaneamente, sem precisar de momentos
Talvez em seus braças, onde não há lamentos!



Por Simone Cunha       

terça-feira, 30 de abril de 2013

Uma canção de amor

Fez tarde e manhã, tudo era belo, céu e terra feitos estavam, mas em seu seio formoso faltava preencher tão grande vazio!
Da palavra fez-se a luz, separando-se das trevas! Perfeição era a palavra, tudo fez em tempo Seu.
A Palavra que separa o firmamento!
Ergo a cabeça, resplandecente céu, baixo meus olhos, límpida água.
Oh! Tudo é perfeito, um magnifico segundo dia de trabalho

Terra, mares, águas cristalinas, a vida brota!
Ervas, relva, frutos, um majestoso terceiro dia!

Mas como raio em meio às trevas, nascem estrelas e lua, perfeitas guias, navegadores a ti procurarão em noites de embaraço.
Acompanhadas de belo sol que raia nas manhãs, estava assim completando o quarto dia.

Aves, peixes, animais marinhos e sem par, um quinto dia se mostrava a vida brotar!
Animais selvagens se espalhando ao rebolir das árvores
Nasce o homem, fruto de grande amor, semelhança do seu criador. Fez-se então sexto dia!

Na busca do que fazer, descansou Deus, de tudo que fez, pois viu que tudo era bom, tudo era perfeito, tudo era um grande sonho real, completavam-se sete dias.

                                                                               Versos baseados em Gênesis 1


Era uma bela noite, a data não me lembro bem, mas creio que isso não seja muito importante comparado a experiência que vivi. Estávamos meu Amado, um grupo de amigos e eu a conversar alegremente – nossas conversas sempre eram prazerosas – lembro-me que pedimos a participação do sábio e único capaz de nos fazer entender a verdade. Seu nome era Espirito Santo de Deus, sua presença sempre nos traz alegrias sem fim e um aprendizado que penetra nossa alma, muda nossas vidas e nos faz entender o por que de estarmos aqui, estarmos assim, enfim, a conversa mostrava-se bem animada.
            Falávamos sobre Gêneses capítulo 1, versículo 7 em diante; é um debate interessante, pois é uma sequencia de acontecimentos que irão nos remeter a criação de Deus:
            E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão e assim fez.
            E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
            Vemos a criação das plantas, animais, a divisão das águas, a separação entre dia e noite e assim por diante, até se chegar ao sétimo dia no qual Deus descansa. Espetacular, não? Tudo feito com maestria, mas muitos podem se perguntar: Onde está a beleza deste livro?
            Bem, eu, particularmente responderia: Quer ver a beleza então ouça a canção da criação.
Sei que alguns me chamariam de louca, mas isso é um elogio para mim, em um mundo tão ocupado para contemplar a beleza não é de se admirar que tenhamos perdido a sensibilidade do ouvir.
            Mas aos que não perderam o entusiasmo pela vida, essa grandiosidade se mostra em cada pequeno gesto, posso não ter bens materiais, mas minha alma se alegra em Deus, por esta criação e por uma tão grande salvação.
            Para entendermos isso nos deleitar em Isaias 53. Creio que muitos devem estar se perguntando a conexão entre esses textos, mas prometo sanar todas as dúvidas posteriormente. Mas voltando a Isaías, nesse capítulo ele tenta passar o caráter de Jesus e como seu amor deixa todas as coisas belas.

Deus vai falar:

            “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum” (Is 53:1-3).

            Em outras palavras, nele Isaias vai descrever a morte de Jesus, séculos antes dela acontecer. Mas o que isso tem haver com o Gênesis? Cumprido o prometido, vamos às respostas!
            Deus fez uma obra perfeita, porém, com o livre arbítrio, o homem escandalizou essa obra e preferiu andar por seus próprios caminhos, era preciso alguém se dispor a traze-los de volta foi o q a Palavra fez. Em João 1 vemos que o verbo se fez carne, esse verbo é a mesma palavra que Deus falou para criar todas as coisas. Mas como tudo se interliga?

Pela palavra a canção se fez
Pela dor o perdão veio ao mundo

Disse Deus: Haja Luz (Gn 1:1)
Disse também Deus: Ajuntem-se as águas... (Gn 1:9)
E disse: Produza a terra relva... (Gn 1:11)
Disse também Deus: Haja Luzeiros... (Gn 1:14)
Disse também Deus: Povoem-se as águas... (Gn 1:20)
Disse também Deus: Produza a terra seres vivos... (Gn 1:24)
E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado... (Gn 1:29)

            Em cada um dos versículos lemos Deus disse, essa palavra nos ensina que em todos os momentos a palavra do Senhor foi nosso guia, formação e alento. Só há uma forma de conhecer a Deus, se deixando guiar por Ele e rejubilando no encontro diário com sua palavra.


                                       Ao meu amado Jesus, por ser palavra de Deus viva e eficaz.

Por Simone Cunha

Um coração perdoador


Um coração, coberto de sangue;

Um coração, perdoador.

Um coração, aflito entre gigantes;

Conta com a proteção, de um Deus perdoador.


Entre tantos anseios, viestes até aqui,

E o que antes era medo, refugiou-se em Ti;

Não tenho mais segredos, o teu amor sempre 

me surpreendi.


Ao meu Amado Jesus, por ser Rocha, quando 

penso que é o fim!


Por Simone Cunha

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Quem vejo?


O sol estava escaldante, a cidade se movimentava intensamente, pessoas a transitar, carros e motos num vai e vem comum, num excesso de rapidez, tão comum que chega a fazer parte do cenário moderno, Creio que todos o viam, alguns deviam até se entristecer pela cena, outros misericordiosamente jogavam-lhe algumas moedas que rapidamente eram agradecidas com um: Deus te abençoe! Essa forma de agradecimento era comum a uma sociedade dita cristã, esse tipo de agradecimento demonstrava como éramos menos cristãos do que pensávamos.

Há alguns séculos a mendicância se tronava algo corriqueiro na historia da humanidade, Mendigamos amor, afeto, amizade e mais que nunca somos mantidos na periferia do “SER” humano.

Ao olhar aquele homem sujo, barbado, comendo um pedaço de pão misturado com água que este trazia em uma garrafa verde de refrigerante que este trazia dentro de uma sacola de palha. Me perguntei se aquele era sua rotina e por um segundo o desejo de travar um dialogo com ele me moveu o coração. Por que não vou? O que nos separa? Jesus com certeza já estaria lá, como meu Amado é perfeito e como em seu seio conhecemos o verdadeiro AMOR, uma só palavra dEle e aquele homem largaria tudo e o seguiria, pelo menos é o que alguém que quer mudar faria. Bem creio que ficarei sem saber, porque de fato não fui até ele.

Ao longo do caminho fiquei pensando como aquele homem reagiria se eu tivesse ido a Ele e dito o mesmo que Pedro disse em Atos 3:6 com pequenas adaptações a situação, mas ficaria assim: Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho isso te dou, em nome de Jesus, levanta-te cingi-te e corre para o Senhor que tem melhor plano pra ti, melhor via. Nossa teria sido fantástico, mas eu não o fiz. Mas toda essa cena me fez pensar sobre como o amor de Jesus é perfeito, como Ele mesmo sendo Deus veio amar pecadores, mendigos, prostitutas, publicanos e todos que os doutores da lei consideravam perdidos, pois Ele mesmo disse que veio para os doentes e não para os sãos (Marcos 2:17). Foi esse exemplo que nos foi outorgado como regra de conduta, devemos imitar Jesus (I Coríntios 11:1).

No momento que nos esquecemos dessa importante lição então passamos a caminhar por ruelas vazias que nos conduzem apenas ao ter, mas são incapazes de nos ensinar a ser, que nos apresentam a adrenalina, mas esquecem de mostrar que as cachoeiras mais tortuosas correm mansas até cumprirem seu caminho. Sonhos, devaneio, perdemos tanto tempo com nosso EU que esquecemos o que o próprio Senhor disse: Não vim fazer a minha vontade, mas a vontade dAquele que me enviou (João 6:38). Enquanto buscarmos satisfazer a sanguessuga mencionada em Provérbios 30:15 que jamais se satisfaz, se mostra insana e esfomeada, assim somos nós quando esquecemos do outro e apenas vemos a nós mesmos!

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros como eu vos amei a vós, quem também vós uns aos outros vos ameis". João 13:34

Por Simone Cunha

Ao meu amado Jesus, por ser bom.
Quando sairemos dos nossos mundinhos e enxergaremos a dor do outro como nossa própria dor? Pequenas moedas podem aliviar a fome de um dia, mas jamais saciarão uma alma sedenta de Deus

NÃO TE ENTREGUE

Não se entregue em meio às guerras
Os que buscam inquietar-te o coração
Não entendem, és promessa de Deus

Não chores diante do mundo as guerras que existem em ti Choras pra Deus, Ele vela suavemente sua cabeça em Seu ombro

És filha dileta,
Nascestes de Deus,
Crescestes em dores,
Renascestes entre espinhos
A cruz foi o suficiente, 
Você é exatamente quem é:
Filha de Deus

Ao meu amado Jesus, por me mostrar quem Ele é e quem sou nEle.

Por Simone Cunha